All work and no play makes Jack a dull boy

domingo, 14 de outubro de 2012

Ventoinha do Macbook - entendendo o barulho

No post anterior mostrei como solucionar o barulho na ventoinha do macbook air, mas não expliquei o porquê disso acontecer.

Barulho da Ventoinha do Macbook Air
Primeiro é bom esclarecer, os modelos late 2010 e mid 2011 do Macbook Air tem uma ventoinha. O trabalho da ventoinha é evitar que o chip do Macbook Air aqueça demais. Ele faz isso assoprando o ar quente pela saída exaustora. Essa saída exaustora fica entre o teclado e a tela - para ver, você precisa virar o laptop ao contrário, mas primeiro termine de ler o texto.

Por definição de projeto, a ventoinha do Macbook Air roda constantemente. A ventoinha roda a partir de uma velocidade mínima. Nos Macbook Air 11" late 2010 e 13"mid 2011 (meu caso), a velocidade mínima da ventoinha de 2000 rpm.

Na velocidade mínima, a maioria das pessoas não conseguem ouvir a ventoinha. Algumas pessoas, num lugar bem silencioso, com um ouvido bem sensível talvez consiga ouvir.

Quando o Macbook Air está bem ocupado, a ventoinha roda bastante para mantê-lo frio. Quanto mais rápido, mais fácil de ouvir.

Essa é a causa mais comum para a ventoinha do Macbook Air fazer barulho. É a ventoinha suando - sinal de atividade estressante.

Eis uma lista de atividade que pode fazer o Macbook Air se ocupar:
- rodas muitos apps;
- usar sites como vídeos e flash
- jogos
- rodar ou editar vídeos, especialmente os HD

A temperatura da do lugar também afeta o quanto a ventoinha tem que girar para manter o Macbook Air frio. Numa sala mais quente, a ventoinha girará mais rápido.

O meu Macbook Air 13"i5 mid 2011 chegou a 6500 rpm - com bastante barulho. Você pode verificar a velocidade da ventoinha do seu Macbook Air usando o wigdet grátis iStat Pro. No iStat também é possível ver a temperatura interna.

Se sua ventoinha está muito barulhenta (= rápida) e você está fazendo nenhuma tarefa pesada, o System  Management Controller (SMC) pode estar confuso. Isso se resolve resetando o SMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário