All work and no play makes Jack a dull boy

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Apache: Could not bind address to port (make_sock)

Um tanto em função do último post, passei por uma situação bem semelhante ao post abaixo que resolvi traduzi-lo.
--
Se você está atualizando software ou alterando a configuração das portas, provavelmente dará de cara com esse erro ao tentar reiniciar o Apache.

O Apache está tentando 'ouvir' (Listen) a porta 8080, um exemplo, mas não consegue porque já está em uso. Eis algumas razões pelas quais isso pode acontecer.

Problema de configuração da porta
Se tiver entradas duplicadas para Listen, o Apache irá reclamar. Certifique-se que seu apache.conf e ports.conf NÃO tenham ambos essa diretiva. Se ela for listada apenas uma vez (veja o exemplo do arquivo ports.conf abaixo), então verifique se acidentalmente você não duplicou inadvertidamente seus ports.conf em algum lugar do seu Apache

NameVirtualHost *:81

Listen 81

<IfModule mod_ssl.c>
    Listen 443
</IfModule>

<IfModule mod_gnutls.c>
    Listen 443
</IfModule>

Vale também dar uma olhada nas configurações de seus Virtualhosts, pois já vi a declaração Listen ser feita junto dos VirtualHosts, então, se for o caso, veja em apache2/sites-enabled.

Outro servido pode estar usando a porta
Quando me deparei com esse erro, foi porque outra instância do apache já estava usando-a. Esse próximo exemplo usa netstat, grep e kill para resolver o problema.

$ netstat -tulpn | grep :8888

Que retornará:
tcp   0   0 0.0.0.0:8888    0.0.0.0:*     LISTEN      30661/apache2

Então faça:
$ sudo kill -9 30661 (ease é o PID que aparece para a instância)

Lembre-se que você deve investigar e avaliar problemas no servidor antes de simplesmente reiniciá-lo. Dei o boot quatro vezes antes de assumir que eu deveria ter errado em algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário